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Estratégia da Produção

Posted by alovose on 17:11
Conceitos básicos:

Eficiência: é a capacidade de extrair o máximo a partir de determinado conjunto de recursos

Competitividade: grau de eficácia de uma organização no mercado quando comparada com outras organizações que oferecem produtos semelhantes. A competitividade do setor produtivo se da por meio dos objetivos de desempenho.

Estratégia: é um plano para alcançar metas. Aproxima a organização de seus objetivos de longo prazo. É uma opção por uma direção. Posiciona a organização em seu ambiente.

Estratégia da Produção: como a função produção contribui para empresa obter vantagem competitiva naquele mercado específico

Papel da função produção

  • implementadora da estratégia empresarial  (operacionalização da estratégia)
  • como apoio para a estratégia empresarial ( suporte à estratégia - com integração das atividades entre os departamentos)
  • como impulsionadora da estratégia empresarial (oferece vantagem competitiva no curto e longo prazo  gerando produtos ou serviços melhores, mais rápidos, em tempo, maior variedade e mais baratos do que seus concorrentes.)


Existe um meio para avaliar o papel competitivo e a contribuição da função produção de qualquer tipo de empresa, que é o modelo de quatro estágios:
Estágio 1: Neutralidade Interna > a função produção mantém-se voltada para dentro e contribui pouco para o sucesso competitivo. (só olha para si, o seu processo)
Estágio 2: Neutralidade Externa > a função produção começa a comparar-se com organizações similares e a adotar as melhores práticas de desempenho. (compara padrões de desempenho)
Estágio 3: Apoio Interno: busca superar as deficiências e aspira ser a melhor do mercado
Estágio 4: Apoio Externo: procura manter-se a frente dos concorrentes. Produção criativa e proativa. Prevê  o longo prazo e se prepara para possíveis mudanças.

Est 1  ------------- Est 2 -------------- Est 3 ------------- Est 4
          habilidade               habilidade               habilidade
         de imple-                   de ser                  de direcionar
          mentar                   adequado              estratégias

OBJETIVOS DE DESEMPENHO DA PRODUÇÃO


Basicamente adaptar os objetivos organizacionais aos objetivos dos stakeholders, ou pelo menos atentar para o impacto sobre eles.  "É responsabilidade da função produção compreender os objetivos (algumas vezes conflitantes) de seus stakeholders e estabelecer objetivos de acordo."

Existem 5 objetivos de desempenho:


  1. Vantagem de Qualidade: satisfazer os consumidores fornecendo bens e serviços isentos de erro "adequados a seus propósitos". [ conformidade, ausência de defeitos, competência, conforto, simpatia, limpeza ]
  2. Vantagem de Rapidez:  diminuição do tempo entre o pedido e o recebimento do bem ou serviço. Maior disponibilidade. Enriquece a oferta. Reduz os estoques e o processamento. Reduz o risco. Proporciona utilidade de tempo e lugar. [ acesso, atendimento, cotação, entrega ]
  3. Vantagem de Confiabilidade:  confere estabilidade. Adquirido no decorrer do tempo. Economiza tempo e dinheiro. Relacionado à rapidez: se houver utilidade de tempo e de lugar, haverá confiabilidade. [ pontualidade, integridade, segurança, robustez ]
  4. Vantagem de Flexibilidade: capacidade de adaptação. De mudar (a operação) o que se faz. Personalização. Variedade. Flexibilidade de volume. Oferta ampla. Variedade de serviços, variedade de volume. Ex.: Dell.
  5. Vantagem de Custos: redução de preços > aumenta a lucratividade. (em custos de produção e em cursos de serviços)

Uma forma importante de melhorar o desempenho dos custos é melhorar o desempenho dos outros objetivos operacionais.
Finalidade:
Aumentar a satisfação do consumidor;
Melhorar a eficiência da organização.


Estratégia da Produção

Configura-se como um padrão de decisões e ações estratégicas que define o papel, os objetivos e as atividades da produção. Contribui para empresa obter vantagem competitiva em mercado específico.

A estratégia de operações possui 4 perspectivas:

  1. Perspectiva Top-Down (de cima para baixo): o que as empresas desejam que as operações façam. Hierarquia das estratégias: estratégia corporativa (tipos de negócios, localização), estratégia de negócios (guia a empresa em relação aos stakeholders) e estratégia funcional ( o que cada função deve desempenhar dentro de cada empresa)
  2. Perspectiva Bottom-Up (de baixo para cima): o que a experiência sugere que as operações deveriam fazer. A partir da experiência operacional. Estratégia moldada com o tempo e experiência da vida real.
  3. Perspectiva dos requisitos do mercado: o que o posicionamento do mercado requer que as operações façam. (o que o mercado quer)
  • influência dos concorrentes e dos consumidores (satisfazer clientes. Ex.: busca por preço baixo, rapidez de entrega);
  • critérios qualificadores e ganhadores de pedidos (razões-chaves para comprar o produto ou serviço)
  • ciclo de vida do produto/serviço (introdução - flexibilidade e qualidade; crescimento - acompanhar a demanda, rapidez, credibilidade e qualidade; maturidade - estabilidade de demanda, custo e credibilidade; e declínio - obj.: custo, redução)
  • clientes diferentes X objetivos diferentes

     4. Perspectiva dos recursos da produção: o que os recursos de operações podem fazer. Competência e capacidades centrais como principal influência para a estratégia.

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Decisões estratégicas estruturais: são as que influenciam as atividades de projeto, ligadas ao projeto, forma de operação produtiva. Ex.: estratégia de desenvolvimento de novos produtos ou processos, estratégia de instalações, de tecnologia etc.
Decisões estratégicas infra-estruturais: são as que influenciam a força de trabalho de uma organização, as atividades de planejamento, controle e melhoria, ligadas ao dia-a-dia da produção. Ex.: estratégia de estoque, capacidade etc.

*Decisões estratégicas infra-estruturais irão orientar (ou dar suporte) às decisões estratégicas estruturais.


Procedimentos para formular a estratégia

Metodologia Hill: baseada na perspectiva Top-Down. Conexão entre diferentes níveis de elaboração da estratégia, desde os objetivos corporativos, passando pela estratégia de marketing, objetivos de produção e decisões estruturais e infra-estruturais. Composta por 5 passos:

  1. compreender os objetivos corporativos a longo prazo
  2. entender a relação entre a estratégia de MKT com os objetivos corporativos
  3. traduz a estratégia de marketing em fatores competitivos (ganhadores e qualificadores de pedido)
  4. "escolha do processo" - análise de volume/variedade
  5. análise das características infra-estruturais

> visões de mercado e recursos
Oportunidades Internas.

Procedimento Patts-Gregory: baseado em identificar lacunas entre o que o mercado quer e como a operação da empresa está atendendo esses requisitos. Comparação entre o que o mercado deseja e como a operação produtiva se desempenha. Composto por 3 etapas:

  1. Identificação de oportunidades e ameaças. O que o mercado deseja. Como a produção entrega;
  2. análise da capacidade e da produção existente;
  3. "o que precisamos fazer para melhorar?" Estratégia de produção revisada.
Exigências do mercado e desempenho da produção.
Oportunidades Externas.

Fim. (sos Lady Gaga x_x)

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Nusss me salvou para prova de hj ;)

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