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Administração da Produção nas Organizações

Posted by alovose on 13:10
Administração da Produção é responsável pela transformação dos INPUTs em OUTPUTs. Em outras palavras, recebe recursos de entrada, transforma-os e os devolve em forma de bens ou serviços. Existem diferenças básicas entre o processo de produção de bens e serviços, relacionados principalmente com a natureza dos seus INPUTs. Os inputs são divididos em: recursos transformados (aqueles que são convertidos de alguma forma: materiais, informações, consumidores. Ex.: fábrica, jornal, hospital, respectivamente) e recursos de transformação (aqueles que agem sobre os recursos transformados: funcionários e instalações). Já em relação aos outputs, bens e serviços diferenciam-se de acordo com:
- tangibilidade
- estocabilidade
- transportabilidade
- simultaneidade (serviços consumidos no momento em que são produzidos = simultâneo)
- contato com o consumidor: bens - contato baixo; serviço - contato alto
- medida de produtividade: bens - simples; serviços - difícil

A função produção tem como responsabilidade satisfazer as solicitações dos consumidores por meio da produção e entrega de produtos e serviços. À medida que o marketing (comunicação) identifica as necessidades dos consumidores e a função desenvolvimento do produto ou serviço CRIA ou desenha novos produtos, a função produção tem como objetivo produzir e entregar, ou ainda, disponibilizar o produto ou serviço ao consumidor. A função produção configura-se como uma das funções centrais na organização, juntamente com o marketing (incluindo vendas) e a função desenvolvimento do produto ou serviço. Entretanto, é necessário trabalhar em conjunto com as funções de apoio, como a função contábil e a função recursos humanos.

A importância do gerente de operações, nesse caso, está em sua capacidade de planejar e tomar decisões em cima de demandas, criando assim medidas de desempenho e melhoria das atividades. Estabelecem regras e estruturas de decisão que permitem ao sistema produzir produtos ou entregar serviços de acordo com o esperado.

A função produção deve integrar os departamentos da organização de modo a formar uma cadeia de valor, ou seja, uma série de processos inter-relacionados que produz um serviço ou produto para satisfação dos clientes. Dinâmica da logística interna. É a integração de inúmeros elos para o processamento de materiais, buscando agregar valor DURANTE o processo de transformação.

Processos essenciais (entrega valor ao cliente externo) e processos de apoio (provem recursos para que os processos essenciais funcionem): mais ou menos a mesma divisão das funções centrais e de apoio.

O que é valor agregado?
É o termo utilizado para descrever a diferença entre o valor ou o preço dos outputs e o custo dos inputs.

Os 4 V's da Produção


Embora as operações sejam similares entre si na forma de transformar os recursos de input em output de bens e serviços, apresentam diferenças em quatro aspectos importantes: as operações produtivas diferem uma da outra em termos de:
1) volume de output
2) variedade de output
3) variação da demanda do output
4) grau de "visibilidade" (contato com o consumidor) envolvido na produção do output

VOLUME: quanto maior o volume, menor o custo pra produzir. Custo unitário baixo. Denota sistematização e especialização. Se o volume for baixo, o custo unitário tende a ser maior tendo uma existência de menor sistematização.
VARIEDADE: Quanto menor for a variedade, menores serão os custos. Denotando padronização e rotinização. Por outro lado, quanto maior a variedade, maiores serão os custos. Por ser flexível, atende melhor as necessidades dos consumidores.
VARIAÇÃO DA DEMANDA: Quanto maior a variação da demanda, mais flexível a empresa deverá ser. Dessa forma, deve se antecipar frente as variações, o que resulta em um alto custo unitário. Quanto menor a variação de demanda, menor o custo unitário, maior a sistematização e mais estável é a organização.
VISIBILIDADE (contato):  Quanto menor a visibilidade menores serão os custos. CU baixo. Tempo entre produção e consumo padronizado. Alta visibilidade pressupõe tolerância de espera limitada, satisfação pela percepção, alta variedade e alto custo unitário.

Sistematizando:


VOLUME   –       ALTO   =  CUSTO BAIXO
                                             
VARIEDADE   -   BAIXA  =  CUSTO BAIXO
VARIAÇÃO  DA - BAIXA  =  CUSTO BAIXO
     DEMANDA
VISIBILIDADE -   BAIXA = CUSTO BAIXO  

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Perfeito, parabéns pelo trabalho, me ajudou muito

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