0

Taxa Selic

Posted by alovose on 11:20

Saudações alovoses!






O que é a taxa Selic? Deixando a desejar logo na primeira frase, confesso que fui buscar uma definição na Wikipedia, mas, apenas discorrer a seguir...

"A taxa SELIC é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se balizam no Brasil. É a taxa básica utilizada como referência pela política monetária. A taxa overnight do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC), expressa na forma anual, é a taxa média ponderada pelo volume das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas no SELIC, na forma de operações compromissadas. A meta para a taxa SELIC é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom).


Conforme o Banco Central do Brasil o conceito de taxa Selic é:[1]


É a taxa apurada no Selic, obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas. Esclarecemos que, neste caso, as operações compromissadas são operações de venda de títulos com compromisso de recompra assumido pelo vendedor, concomitante com compromisso de revenda assumido pelo comprador, para liquidação no dia útil seguinte. Ressaltamos, ainda, que estão aptas a realizar operações compromissadas, por um dia útil, fundamentalmente as instituições financeiras habilitadas, tais como bancos, caixas econômicas, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários."

A taxa Selic funciona mais ou menos como um "parâmetro" para a definição de outras taxas para operações financeiras. Quando o governo emite "títulos de dívida" quer dizer que ele criou um tipo de vale para garantir o pagamento de uma dívida que ele mesmo fez. O governo empresta dinheiro das pessoas (físicas ou jurídicas) e fornece um título de dívida como garantia de pagamento. Tomando por base que o governo não é inadimplente, a taxa Selic configura-se como a taxa mais segura do mercado, já que baliza as operações financeiras do governo com a população (os títulos de dívida) e possui riscos muito pequenos. Como dito ali em cima pela Wikipedia, a taxa Selic não é uma taxa fixa.

De acordo com o meu pequeno resumo rabiscado aqui no caderninho do inglês, para facilitar o meu entendimento, escrevi que a taxa Selic é uma taxa que os bancos (ou o próprio governo) pagam por empréstimos aos seus "financiadores" (na falta de termos e na dúvida se devo ou não usar credor/devedor). E que, posteriormente, aplicam uma taxa maior (do que a taxa Selic) para cobrir seu gasto com o empréstimo e também para obter lucro com a transação. E isso, obviamente move a economia.

E meu desafio do dia foi explicar o que era isso para mamãe, que veio me perguntar o que era essa Taxa Selic e fiquei sem resposta (por esta razão, estamos aqui escrevendo não é mesmo)...

Lá vai como eu tentei explicar isso para mamãe.

"Mãe, pense assim: você não tem dinheiro nenhum e quer fazer um empréstimo. Fabrício é o banco e não tem dinheiro pra te emprestar. Eu sou uma lady muito rica, com muito dinheiro sobrando e o banco (Fabrício) está de olho em mim, para que eu empreste um dinheiro pra eles. Você quer R$ 1.000,00 emprestado. O que o Fabrício (o banco) faz: ele quer que eu empreste pra ele R$ 1000,00 e, me disse que se eu emprestar pra ele esse dinheiro por 1 mês, no final desse prazo ele me devolve R$ 1.100,00, ou seja, com juros de 10%. Como pra mim é mais vantajoso emprestar o dinheiro pro banco do que deixar aplicado na poupança e receber juros de 2% (por exemplo), eu decido emprestar pra Fabrício. Fabrício (banco) após conseguir o dinheiro comigo, liga pra você e fala assim: dona Neuza, eu tenho o dinheiro que a senhora precisa, e a taxa de juros que vou cobrar para te emprestar é de 20% a.m. Como dona Neuza precisa muito do dinheiro, aceita a operação e pega o dinheiro emprestado. Resultado: Ana terá R$ 100,00 de lucro pelo dinheiro que emprestou. O banco também vai ganhar R$ 100,00 já que dos R$ 1.200,00 que vai receber, R$ 1.100 é o que ele me deve. Agora pense nisso em uma amplitude muito maior. Em mil Anas e mil Neuzas. O banco (ou quem intermediar a operação) vai ter um lucro escandaloso, que vai mover a economia. O inverso também acontece, e é o que atualmente está acontecendo no mundo. Em vez de ter lucro, o prejuízo é encandaloso. Porque das várias Neuzas e Anas por aí, as Neuzas não tem dinheiro para pagar a dívida ao banco, aí o banco também não tem dinheiro pra pagar as Anas, e as Anas, cedo ou tarde, acabarão ficando endividadas também. E AÍ temos um crise global. Ninguém tem dinheiro pra porra nenhuma." But, óbvio que a crise atual não é só isso, mas uma porção de coisas que saiu do controle, como por exemplo, gastos excessivos dos cofres públicos internacionais, em conjunto com uma conhecida íntima aqui do Brasil chamada corrupção).. Acrise, nesse contexto, afeta muitos países porque todos comercializam alguma coisa entre si. Se a Europa está em crise, vai diminuir seu consumo de produtos estrangeiros. Por exemplo, vai parar de comercializar com o Brasil, e justamente no Brasil a crise começará a ser sentida, porque a exportação vai diminuir, afetando as empresas produtoras, que poderá afetar na mão-de-obra e assim, causar demissões em massa e falências e blablablabla


Pois bem, aí vai entrar a taxa Selic, que foi a taxa que o banco me pagou pelo meu empréstimo e que "balizou" a taxa a ser cobrada a seguir para "reemprestar" o dinheiro. (ufa)


Sim, mas ????

A taxa Selic influencia DIRETAMENTE no crédito e na inflação.


"Os bancos cobram sempre juros mais altos dos juros que pagam pelo empréstimo". Quanto maior a taxa Selic maiores serão os juros cobrados nos financiamentos e créditos.


Se a taxa Selic estiver alta, significa que os juros para conseguir crédito na praça também estarão e assim, haverá uma desaceleração na compra. E o inverso também vale. Se a taxa Selic estiver baixa, significa que os juros para adquirir crédito também estarão baixos e assim haverá aumento na compra.


E na inflação? Bem, primeiro o que é a inflação? A inflação é a perda do valor da moeda no decorrer do tempo. Está diretamente ligada ao poder aquisitivo da população. O aumento da inflação significa, basicamente, duas coisas: que os preços dos produtos estão aumentando e que o poder aquisitivo das pessoas está diminuindo.

Ora, se aumentar o poder aquisitivo das pessoas, elas consequentemente irão comprar mais, e como resultado da lei da oferta e procura, com demanda alta os preços também serão altos... os preços dos produtos vão aumentar, e dessa forma, a inflação também (e posteriormente, irá impactar no poder aquisitivo das pessoas e assim por diante). Ou seja, a inflação alta significa que houve (anteriormente) um período de aquecimento da economia. Alto poder aquisitivo, alta procura, altos preços que gerou uma alta inflação e que precisa ser controlada. A alta inflação desvaloriza a moeda, diminui o poder aquisitivo que consequentemente diminui a procura. Que também diminui os preços. Funciona como uma cadeia de acontecimentos que precisa ser intermediada, e por isso a existência de várias unidades de intermediação financeira, como o sistema financeiro nacional e blablabla.


Acho que me perdi no raciocínio porque é muita informação [nada novo por aqui]. Só vou colocar a minha conclusão final do resuminho:


Se a taxa Selic aumentar, as taxas de crédito também vão aumentar (ficarão mais caros) e as pessoas vão comprar menos, não farão muitas dívidas e a procura por produtos vai diminuir. Como consequência, os preços irão novamente reduzir e a população poderá comprar mais.



↓ Taxa Selic = ↑ procura = ↑ preço = ↑ inflação = ↓ poder aquisitivo


Consegui entender, AÍSIM / alovose


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 alovose All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates