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Sistema Toyota de Produção

Posted by alovose on 11:04


O Sistema Toyota de Produção embora tenha sido desenvolvido no Japão é muito mais americano ou ocidental do que oriental. Na verdade é um aprimoramento dos métodos americanos que foram levados a sério muito mais pelos japoneses do que pelos próprios americanos. O americano Deming quando prestou serviços para empresas japonesas, foi apenas reconhecido anos depois pelo seu trabalho e não por tê-los desempenhado em sua terra, mas no Oriente. E as raízes do Sistema Toyota de Produção estão exatamente aí, são um tipo de herança das teorias e técnicas de Taylor, Ford, Deming e outros caras (caras. é).

Bem, o Sistema Toyota de Produção possui duas máximas: eliminação de desperdícios e fabricação com qualidade, onde é essencial que haja comprometimento e envolvimento dos funcionários. Deixa assim, subentendido a existência da administração participativa dos funcionários no processo decisório.
(participação = qualidade + produtividade)


Em uma fábrica, eliminar desperdícios significa reduzir ao mínimo a atividade que não agregam valor ao produto. De acordo com a Toyota, existem 7 desperdícios mortais, que são:
1. tempo perdido em conserto ou refugo;
2. produção além do volume necessário ou antes do momento necessário;
3. operações desnecessárias no processo de manufatura;
4. transporte;
5. estoque;
6. movimento humano;
7. espera.

Ok. O Sistema Toyota de Produção possui 3 idéias principais para eliminar o desperdício, que são:

  •  Racionalização do trabalho: onde em vez de um supervisor, agora existe a figura do líder dentro da equipe devendo este trabalhar junto com o grupo e coordená-lo, substituindo qualquer trabalhador que faltasse. Em seguida esses grupos receberiam tarefas simples de manutenção de seus próprios equipamentos, consertos de pequenas ferramentas e controle de qualidade;
  • Just In Time: - produzir na hora certa, no momento certoo método Just In Time procura reduzir ao mínimo o tempo de fabricação e o volume de estoque. Pra isso promove o corte de vários fornecedores fazendo parceria com apenas uma parte deles visando fortalecer a cadeia de suprimentos. "Na linha de produção o Just In Time funciona como em um supermercado. O operador que precisa de peças entrega um cartão especificando o que deseja e leva outro, que acompanha o material que recebeu. O cartão, chamado KANBAN, é o sinalizador da movimentação de suprimentos.";
  • Produção Flexível: consiste em fabricar produtos, em geral, em pequenos lotes, de acordo com encomendas dos clientes. Para isso, é preciso fazer mudanças constantes nas máquinas da linha de produção. 

A fabricação com qualidade tem como finalidade identificar e corrigir defeitos e eliminar suas causas. Conta também com três elementos: fazer certo da primeira vez, corrigir erros em suas causas fundamentais e círculos de qualidade. 

Pra não estender muito, falarei apenas dos círculos de qualidade, onde um grupo de voluntários de um mesmo setor ou área de trabalho se reúnem regularmente para estudar e  propor a solução de problemas que estejam comprometendo a qualidade e a eficiência dos produtos. A metodologia para aplicar os círculos de qualidade consiste em:
  1. identificar os problemas na qualidade que causam prejuízos
  2. identificar os problemas prioritários
  3. propor soluções e formas de implementá-las para corrigir os problemas
Duas técnicas principais fazem parte da metodologia: o Princípio de Pareto e o Diagrama da Espinha de Peixe ou Diagrama de Ishikawa. 

  • O princípio de Pareto é uma técnica que permite à empresa selecionar prioridades quando há um grande número de problemas. (não vou estender)
  • Já o diagrama de Ishikawa tem por finalidade organizar o raciocínio e a discussão sobre as causas de um problema prioritário de qualidade. (...) Problemas de fábrica, de forma geral, possuem quatro tipos de causas, das quais saiu a designação 4M: mão-de-obra, método, materiais e máquinas. Que podem variar, obviamente, dependendo do tipo de problema e empresa. 

Fator cultural na administração japonesa: combate ao desperdício e trabalho de grupo.

Achei interessante esses escritos sobre a cultura japonesa... vou transcrevê-los aqui:

"O hábito de combater o desperdício é um exemplo de traço cultural muito antigo. País pequeno, com poucos recursos naturais, o Japão estimulou em seus habitantes o espírito da economia e eficiência, a combatividade e a capacidade de cooperação para sobreviver em um ambiente hostil. Depois da guerra, a escassez de recursos tornou-se dramática, provocando dificuldades que só se amenizaram como resultado de um longo período de trabalho duro e metódico. É natural que os japoneses tenham adotado seriamente a doutrina de aprimorar continuamente  a utilização de recursos na administração de suas empresas."

nemawashi: é o processo decisório que se baseia mais no consenso do que na autoridade gerencial. 

  • necessidade de cooperar
  • necessidade de fazer parte de um grupo para manter a identidade e o amor próprio (herança do sistema feudal japonês, era Meiji) 
  • interdependência entre as pessoas
  • organização de uma sociedade em "círculos" interdependentes de pessoas
  • espírito de lealdade ao grupo que reflete em uma ética de responsabilidade social: o indivíduo acostuma-se a pensar antes nos outros que em si próprio.
  • abolição de distinções hierárquicas

palavras-chaves do Sistema Toyota de Produção: eficiência, qualidade e participação dos funcionários nas decisões



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