0

Apresentação: Revolução da Tecnologia da Informação

Posted by alovose on 18:05
Assunto: A revolução da tecnologia da informação


A revolução da tecnologia da informação é um evento que se assemelha à revolução industrial do século XVIII. Obviamente que possui diferentes aspectos, na revolução industrial, por exemplo, sua "matéria-prima" por assim dizer, eram as máquinas sendo operadas por homens; já na revolução da tecnologia da informação, sua matéria-prima são as informações. O fator humano  deixa de ser elemento essencial para o processo produtivo e agora, a mente humana passa a ser a fonte DIRETA no processo de produção. Contudo, sabemos que a revolução da TI não se deu de uma hora para outra, mas de uma série de pequenos acontecimentos que desencadearam a atual revolução.

Estamos em um momento da história em que está ocorrendo uma transformação na nossa cultura em função de um novo paradigma tecnológico: o mundo se tornou digital. Embora os estudos relacionados com tecnologia da informação baseados em microeletrônica tenham sido iniciados antes da 2ª Guerra Mundial (levando-se em consideração a invenção da eletricidade, o telefone e o telégrafo), apenas durante e no período seguinte aconteceram as principais descobertas.  Era um período de forte instabilidade, já que as principais nações do mundo estavam em disputa. Assim, o grande impulsor tecnológico foi o setor militar. Os países envolvidos na guerra investiam fortemente em pesquisas tecnológicas em busca de um diferencial (por meio da tecnologia) que os tornassem supremos frente aos seus inimigos. Percebe-se então, que a utilização bélica foi propulsora da revolução.

Em 1947, houve a criação do semi-condutor, ou do CHIP, como conhecemos hoje. Já na década de 50, o primeiro computador foi criado, com nada mais nada menos que 300 toneladas que ocupava uma área do tamanho de um ginásio esportivo. Na década de 60, uma empresa de nome ARPANET, está em pleno desenvolvimento e busca por algo que possa estabelecer uma conexão entre computadores, redes. Nesse primeiro momento, percebe-se a convergência dos ramos da tecnologia: a microeletrônica desenvolvendo chips, o microcomputador sendo criado em paralelo com o desenvolvimento das telecomunicações, advindos da ARPANET. A essa cooperação científica (já que as inovações não são isoladas) deu-se margem a criação da INTERNET que hoje é considerado o grande marco da era da tecnologia da informação.

A década de 70 é onde, de fato, a revolução da TI começou. Logo em 1971, a microeletrônica cria o microprocessador (a idéia de um computador em um chip), sendo este fato considerado uma "revolução dentro da revolução", não seria mais necessário uma estrutura equivalente a um ginásio para suportar um computador. Nesse momento a INTERNET iniciou, realmente, a sua difusão. Os primeiros passos foram comunicações básicas estabelecidas entre os pesquisadores, e posteriormente, criaram-se redes locais, redes regionais até o que nós conhecemos e usufruímos hoje.


Em 1975, Steve Jobs (e um amiguxo que esqueci o nome), na garagem de sua casa criam o primeiro computador, conhecido como APPLE II, e que só começa a ser comercializado em 1977. No mesmo período, Bill Gates entra em cena, com a criação de softwares e cria a empresa que hoje conhecemos como Microsoft. Ainda nessa década, temos a criação dos modems pelos "the hackers". Na época, não tinham a conotação negativa que têm hoje, na verdade, eles eram pesquisadores autônomos e queriam "popularizar" a tecnologia, de modo que não ficasse restrita ao governo. Entretanto, os equipamentos  careciam de ajustes e apenas na década de 90 é que foram substituídos por aparelhos especializados. Agora na década de 90, ocorre a ascensão da telefonia móvel, com destaque para a NOKIA e a ERICSSON. Quem nunca teve um tijolão dessas marcas não sabe o que é viver. Fato. E por fim, ainda na linha do tempo da revolução, existia até a década de 90, uma projeção para os anos entre 2005 e 2010, de que haveriam aparelhos capazes de se conectar a internet com muita facilidade. Diferentes tipos, e blablabla. A profecia tecnológica foi cumprida, hoje é muito fácil se conectar e a variedade de aparelhos capazes de fazer isso é monstruosa.

Bem, paralelo a esse movimento, à difusão da microeletrônica em conjunto com as telecomunicações, temos o desenvolvimento da engenharia genética, que é a união entre as ciências naturais e a eletrônica. Ainda na década de 70, precisamente no final desta, é feito o primeiro clone do gene humano, porém surgem inúmeras discussões acerca da ética e segurança, a possibilidade de manipular a vida, o destino humano, gera uma polêmica muito forte e resulta em uma desaceleração do ritmo das pesquisas, ou pelo menos na difusão da aplicação dessas pesquisas. Elas não deixaram de ser feitas, mas houve certo retardamento em seu desenvolvimento. Nesse mesmo período, a agroindústria entra em cena com a manipulação de alimentos. E no final da década 90, mais ou menos em 1997, o primeiro clone animal é realizado com a ovelha Dolly. Que de maneira análoga ao clone do gene humano, surtiu inúmeras discussões de ética, religião e direito. Entretanto, entende-se que a clonagem de animais é inviável, já que fazê-la em massa é muito arriscado. Por exemplo, se clonarem um rebanho inteiro, todos os animais terão os mesmos genes, e se acontecer de um vírus letal atingir UM animal, atingirá todos os outros, e assim as perdas serão brutais. Os pesquisadores enfatizam mais a questão da experiência utilizando os animais. Por isso, existe o binômio entre sociedade e natureza. Será que é interessante para a sociedade ter o domínio da ciência da vida a tal ponto de poder interferir em seu curso normal? Quais as consequências hoje para a nossa geração? E para as gerações futuras? Tais questionamentos imprimem certa estagnação no avanço das tecnologias, entretanto, é algo a que se pensar. Hoje em dias as pesquisas giram em torno de órgãos que possam ser capazes de se auto-regenerar, além de tentar identificar doenças ou predisposições à tais ainda nos genes e interferir no destino humano. [ Minha opinião pessoal diz que essa possibilidade de manipulação da vida humana é extremamente perigosa, já que o homem quando detém certo poder, ele não quer apenas uma parte, mas TUDO, o que possa favorecê-lo. Já imagino uma sociedade criada em laboratório, "refém" de 10 administradores do mundo, como no livro "Admirável Mundo Novo" e, ah, tenho um medo eterno de que essas ficções científicas se tornem reais, porque... - só uma coisa - a supressão da individualidade é uma coisa que, definitivamente, não me agrada.]

De todo modo, pra fechar essa pequena parte, como se deu o surgimento desse novo sistema tecnológico?! Resposta (tipo questões da escola): Através da interação das principais tecnologias, a difusão das inovações tecnológicas e as descobertas autônomas.

A grosso modo, as coisas se deram mais ou menos assim:

Microprocessador   >   Microcomputador  >   avanços em telecomunicações >  redes (INTERNET)        > softwares =  teia mundial voltada para o usuário*


Que é a atual rede em que nos encontramos hoje, gigantesca. E pra finalizar essa parte, uma citação do livro:

“O surgimento da sociedade em rede não pode ser entendido sem a interação entre essas duas tendências relativamente autônomas: o desenvolvimento de novas tecnologias da informação e a tentativa da antiga sociedade de reaparelhar-se com o uso do poder da tecnologia para servir a tecnologia do poder.”

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 alovose All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates