0

A sociedade em redes - parte I

Posted by alovose on 15:13

Bem, não preciso nem falar que estou embriagada com essa leitura do livro de Manuel Castells, né?! Pois então. Mesmo estando no início do livro, super recomendo e elege-o como um dos melhores livros que já li, em se tratando de estudo científico.

Tentarei fazer um breve resumo a fim de elucidar as principais idéias, além de exercitar minha escrita e me preparar pra apresentação do primeiro capítulo em sala de aula na próxima sexta-feira.

Vou começar logo pelo que me deixou tonta nas primeiras páginas. A comparação da ascensão do capitalismo com a criação de buracos negros. Depois da super explicação do meu amigo físico/matemática/doutor leonino, aqui vai:

Buracos negros são derivados de movimentos físicos que atingem uma velocidade quase ou igual a velocidade  da luz, e funcionam como um sugador de matéria e energia que nunca está satisfeito. Ou seja, um buraco negro estará sempre sugando energia/matéria para si. De maneira análoga, Castells coloca a ascensão do capitalismo como um movimento cuja consequência está em uma liberação muito grande de energia que teve como resultado a miséria humana, sendo esta, o buraco negro. Assim, como o buraco negro possui uma busca infinita por energia, a miséria também busca essa energia incansavelmente, conhecida como riqueza. Entretanto, por mais que consiga absorvê-la, nunca será suficiente, e proporcionará uma falsa sensação de melhoria de vida, uma vez que a parcela da sociedade que está na miséria desfruta marginalmente da riqueza do capitalismo, por mais que o buraco negro absorva matéria e energia, nunca será suficiente. Quanto mais rápido as modificações no sistema capitalista, quanto mais acelerado for, maiores são as quantidades de buracos negros, ou seja, de miséria.

A era da tecnologia da informação, tem como característica a consagração de uma nova estrutura social  marcada pela presença e o funcionamento de um sistema de redes interligadas. Sociedade globalizada é sinônimo de aplicação e uso da informação. Nesse sentido, percebe-se a existência de uma linguagem universal digital, envolvendo redes interativas de computadores, promovendo a hiperatividade mental e mudanças sociais, criando novas formas e canais de comunicação, por exemplo, e moldando a vida na sociedade, além, é claro, de ser também moldada por ela. O avanço da sociedade redefiniu fundamentalmente as relações entre homens, mulheres, crianças, família, sexualidade e personalidade. O ataque ao patriarcalismo (hoje, enfraquecido), possibilitou a transformação da condição feminina, e estabeleceu um domínio de disputas entre os sexos, a luta pela universalidade dos mesmos e direitos iguais para ambos. O capitalismo trás consigo a exaltação da individualidade, e em conjunto a toda tecnologia disponível nos dias de hoje, provoca certo tipo de fragmentação social, onde identidades específicas se formam e se tornam difíceis de compartilhar. A busca da identidade coletiva ou individual passa a ser a fonte básica de significação social, tendendo assim, a individualização do comportamento. Acho que ficou contraditório. hmmmmm


A tecnologia não determina a evolução história ou a transformação social de uma sociedade. A existência da tecnologia ou a sua falta, incorpora a capacidade de transformação das sociedades. A China, por exemplo, possuía meios para se industrializar muitos anos antes da Revolução Industrial na Europa no século XVII, mais ou menos por volta do século XIV, mas não foi possível já que "não soube utilizá-los". Assim, o que determina a tecnologia, é a habilidade de dominá-la e então transformar a sociedade. Progredir. Agora, em a China "não soube utilizá-los" não é tão simples assim. Além de ser um país imperialista, existia certo isolamento em relação aos outros países. O Estado é o principal entrave para o desenvolvimento da China. A burocracia imperial detinha o controle total do país e acreditava que a transformação tecnológica causaria impactos potencialmente destrutivos a estabilidade social deles. A China passou por um looongo período de dominação incontestada, e com isso teve a interrupção do desenvolvimento tecnológico, atrelado a fome, epidemias, dominação colonial, guerra civil, e tudo isso pelo menos até meados do século XX. Em termos de datas, a China detinha o poder da tecnologia entre 1300 e 1800, período justamente no qual a Revolução Industrial na Europa começou.

Paralelo a China, o Japão passou por situação parecida, embora estivesse voltado para o processo de modernização e desenvolvimento interno, expandiu-se através do estabelecimento de relações comerciais com outros países, principalmente com países do Ocidente. Vale ressaltar que esse processo de modernização no Japão, foi imposto pelo Estado, mas obteve resultado positivo, em comparação com o isolamento fracassado da China.

Dessa forma, conclui-se que o papel do Estado é fundamental e decisivo no processo geral relacionado a tecnologia e sociedade.

Agora que me perdi nos meus tópicos do resumo, vou só copiar alguns anotações:

As instituições sociais impõem o cumprimento das relações de poder em cada período histórico, inclusive controles, limites e contratos sociais conseguidos nas lutas pelo poder.

Produção: relação de classes
Experiência: relações familiares, sexualidade, estruturam a personalidade e moldam a interação simbólica
Poder.

O Poder tem como base o Estado e o monopólio institucionalizado da violência > deveres formais e agressões informais > microfísica do poder = Foucault

Capitalismo = maximização de lucros
Estatismo (União Soviética) = aumento do poder

Os modos de desenvolvimento moldam o comportamento social. Modo informacional de desenvolvimento: tecnologia de geração de conhecimentos, de processamento da informação e comunicação de símbolos.

Informacionalismo: visa o desenvolvimento tecnológico/acumulação de conhecimentos. expansão e rejuvenescimento do capitalismo

------

to be continued

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 alovose All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates