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O gerente de produção e a tomada de decisão
Posted by alovose
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14:39
- Os gerentes de operações ou produção são responsáveis por planejar e tomar decisões que afetam diretamente o sucesso da organização. Criam regras e estruturas de decisão que permitem ao sistema produzir produtos e entregar serviços de acordo com o esperado.
- Responsabilidades Diretas:
- entender os objetivos estratégicos da produção
- projeto de produtos e serviços
- planejamento, controle e melhoria do desempenho da produção (melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto - melhorar o desempenho de suas operações)
- integração com outras áreas da organização, criando responsabilidades mútuas
- responsabilidade ambiental, social, gestão do conhecimento, tecnologia, globalização
Campos privativos do Administrador da Produção: Controle, Pesquisa e Planejamento da produção, e análise de custos.
TOMADA DE DECISÃO
Decisão: é o curso de ação escolhido como o meio mais efetivo à disposição para alcançar objetivos pretendidos.
Pressupõe-se que existam três tipos de ambientes de decisão:
1) Certeza: onde custo, capacidade e demanda tem valores conhecidos;
2) Risco: onde existem apenas resultados esperados - probabilísticos - previsíveis
3) Incerteza: impossível avaliar a probabilidade de ocorrência de vários eventos futuros possíveis. Ex.: desastres naturais.
Processo para a tomada de decisão:
1 - reconhecer e definir claramente o problema
2 - coletar informações necessárias para analisar possíveis alternativas
3 - escolher a alternativa mais viável
4 - implementar a alternativa escolhida
5 - monitoramento para que a decisão tomada alcance os resultados desejados
Níveis Decisórios
- Decisões Estratégicas: menos estruturadas e com consequência a longo prazo. Ex.: localização de nova unidade.
- Decisões Táticas: são estruturadas, rotineiras, repetitivas, tem consequência a médio prazo.
[ nível gerencial > efeitos a médio prazo. Ex.: Programa da Produção, gestão de estoques.]
- Decisões Operacionais: são estruturadas e rotineiras, ligadas ao controle e às atividades operacionais da empresa, para alcançar padrões de funcionamento pré-estabelecidos. Ex.: execução dos planos de produção, e execução da gestão de estoques. (execução dos planos ou decisões tomadas no tático)
O processo de tomada de decisão implica muita criatividade e muita imaginação. É sequencial, decisões não são isoladas (fruto de uma série de fatos anteriores). O administrador dispõe de vários instrumentos para a tomada de decisões, como:
- abordagem quantitativa: através de soluções matemáticas e estatísticas para resolver problemas gerenciais;
- análise de custo-benefício;
- estabelecimento de prioridades (há elementos mais importantes que outros);
- abordagem sistêmica: levar em consideração o impacto sobre todas as partes do sistema;
- ética (como as decisões irão afetar os stakeholders)
- outras ferramentas: ponto de equilíbrio, árvore de decisão (modelo com alternativas disponíveis e possíveis consequências), análise da sensibilidade (variação de preço, demanda e taxa de juros que podem afetar as alternativas escolhidas), matriz de preferência (classifica as alternativas de acordo com vários critérios de desempenho)
Existem alguns obstáculos para a decisão de qualidade, que são
Racionalidade restrita: limites impostos na tomada de decisões devido a fatores como:
- limitações pessoais (hábitos, julgamentos, valores pessoais etc)
- dificuldades oriundas do ambiente (flutuação da política econômica)
- custos
- tempo
- conhecimento insuficiente
- escolha do problema certo
E aqui um print do esqueminha no nível decisório:
Tendências da administração:
- melhoria da produtividade
- competição global
- rápidas mudanças tecnológicas
- questões éticas
- questões ambientais